DivulgaçãoSemáforoCircoíris.JPG

Zine
Arte de Rua
é Legal

Referências complementares

O zine “Arte de Rua é Legal” teve sua primeira tiragem de 200 cópias graças à 161 pessoas que contribuíram no financiamento coletivo “Alimente nossa Graça” que a Cia Circo-íris realizou entre julho e agosto de 2021.

Você (possivelmente) chegou até aqui a partir do QRcode do verso dessa publicação, então, como prometido trazemos aqui acesso a links com referências para ampliar os debates sobre alguns temas que abordamos no zine.

Abordagem policial

Cartilha

O que você precisa saber sobre abordagem policial - Defensoria pública da Bahia

 

Arte e Cultura

 

 

Vídeos:

Documentário: Arte Urbana - Canal de YouTube TV Justiça Social

O documentário Arte Urbana fala sobre as intervenções artísticas que se utilizam das técnicas do grafite para colorir as ruas. Também vamos abordar questões jurídicas que permeiam esse tipo de arte, os limites da liberdade artística e de expressão e a legislação ambiental. Você ainda vai ver obras de artistas muralistas reconhecidos internacionalmente e como essa arte de rua transforma vidas e apresenta novos caminhos para jovens e mulheres.

Expressão urbana: a educação integral na arte das ruas - no Canal de YouTube Educação&Participação

Vídeo reportagem que retrata a importância da arte nas ruas como expressão social e estratégia formativa.

Arte urbana (Programa Completo- no Canal do YouTube Diverso

O programa Diverso percorre as ruas, os viadutos, as avenidas, mira seu olhar para postes, placas e árvores das grandes cidades e discute as Artes Urbanas. Como elas aguçam a cabeça de curadores e alimentam as discussões em torno dos espaços públicos e privados? De que modo elas são capazes de conviver com as metrópoles em constantes modificações? E, afinal, as artes possuem o papel de alterar nosso modo de ver a rua? O programa conversou com o historiador de arte e filósofo Francisco Jarauta, o crítico de arte Agnaldo Farias e a professora da PUC-SP, Rita de Cássia Oliveira.

 

ARTE URBANA - no Canal de YouTube MultiRio

Ocupação de espaços públicos com arte. As razões das intervenções urbanas. A origem do grafite e seu atual status de arte. As diferenças entre pichação e grafite. Convidados: Marcelo Ment, grafiteiro e arte-educador; e Marco Antonio Teobaldo, jornalista e mestre em Curadoria em Exposições de Artes Visuais em Novas Tecnologias, pela Universidade Ramon Llull, de Barcelona, Espanha.

Cultura em Debate - no Canal de  YouTube Tempero Drag 

Rita von Hunty participa do projeto @_escuta, realizado pelo @apoiosinfonicaparana, gravadas na @pinacotecasp. Na conversam pautam o temas: Conversei com eles sobre crítica cultural, noções de cultura popular e erudita, música de orquestra, funk, e muito mais!

Direito à Cidade

Textos:

O direito à cidade - David Harvey

Direito à cidade - Direito à cidade, cidades para todos e estrutura sociocultural Urbana - Roberta Amanajás e Letícia Klug

Vídeo: 

Direito à cidade - Canal de YouTube Doutora Drag - Dimitra Vulcana

Dimitra Vulcana entrevista Rodrigo Faria, entenda mais sobre a cidadania como eixo articulador da construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, conheçam o Instituo Pólis e o que é o direito à cidade.

Fanzine/zine

Os textos a baixo trazem contextos, conceitos e boas reflexões sobre fanzines, além de estarem recheados de links de artistas e feiras que produzem e distribuem esse tipo de publicação.  

 

O que é um zine e porque você deve ficar de olho nele?  Maria Vitória

(Fan) Zines: um jeito de se comunicar. Marina Cavalcante

Conheça a produção de Zines de autoras que nos inspiram: 

Isabela Bugmann:  VULCANIA - zine Vivência Passarinhas

Vanessa Neuber: NEUBER PUBLICAÇÕES

Vídeos: 

 

zine (ou fanzine): independente, artesanal e revolucionário!! - Canal de YouTube lauraisabook

Fanzine: o que é? como são feitos? o que comem? agora mesmo, neste canal, junto com uma análise sobre como o mercado editorial pode atrapalhar o surgimento de novos artistas e, é claro, um passeio pela minha coleção!!

Você sabe o que é um fanzine? - Canal de YouTube TV Brasil

O zine, como também é conhecido, é um tipo de publicação simples e muito usada para divulgar ideias.

A febre dos zines - #41 - Canal de YouTube Trip TV 

Enquanto o mercado editorial passa por uma grave crise e busca no ambiente on-line refúgio e salvação, encontramos editores autônomos e autores independentes que não abrem mão do papel.

Hegemonia

Uma referência boa para aprofundar esse termo é o vídeo:

 

QUEM É O SISTEMA - Canal de Youtube Chavoso da USP

A gente costuma pensar que "o sistema" se resume aos políticos e à polícia, mas nesse vídeo eu tentei mostrar que ele vai muito além disso. Falei um pouco da história dessa nossa sociedade, dividida em classes, que é muito nova na história da humanidade e que pode sim ser mudada.

Comunicação e hegemonia cultural, com Christian Dunker, Esther Solano e Ferréz - No Canal de YouTube TV Boitempo

Construir formas de comunicação com todas as esferas da população, ou “falar a língua do povo”, na linguagem popular, se coloca hoje como um dos grandes desafios ao debate sobre a democracia e à implantação de projetos políticos e sociais. De que maneira poderosas máquinas comunicativas são criadas para fundamentar discursos de intolerância? Como o campo progressista pode se organizar diante desses ataques? O debate tratará também de aprofundar na reflexão a respeito de como, ao fabricar e insuflar sentimentos de ódio, torna-se necessária a criação de novos modelos críticos que deem conta desse cenário.

 

Política higienista 

Compartilhamos duas boas referências para situar e aprofundar neste tema

 

Texto:

Políticas higienistas nas cidades podem apenas esconder problemas - Revista Galileu

 

Vídeo: 

Direito à preguiça - Canal de YouTube Tempero Drag

Partindo da reflexão sobre produtividade, trabalho e capitalismo Rita von Hunty aborda questões sobre política higienista e neoliberalismo. 

WhatsApp Image 2022-01-11 at 22.31.57 (1).jpeg